• Alessandra Pirotelli

O seu patrocinador precisa mais de você do que você dele

Atualizado: 7 de jun. de 2018


Como você já sabe, a produção de um evento é composta por diversas etapas que vão sendo estabelecidas a partir da concepção de uma ideia. 


Depois é a hora de esquematizar um planejamento para que cada etapa desse processo seja cumprida. No final, você vai dando valor ao seu projeto a partir do surgimento de um propósito com relevância.


Mas um fator fundamental para levar essa conceito em frente é o investimento para realizá-lo. Muitas vezes a gente não tem fundos suficientes para fazer tudo acontecer, é normal. Nesse momento, vale à pena se organizar para encontrar um parceiro/patrocinador que vai facilitar o seu evento em muitos aspectos. Esses patrocinadores são grandes marcas ou empresas que investem financeiramente ou disponibilizam serviços para o seu projeto. 


Pode parecer que para você, novo empreendedor, essa ajuda é uma via de mão única. Mas é aí que você se engana.


É uma ajuda sim fundamental para o seu negócio, mas você já pensou o quanto a sua presença nesse parceria é essencial para quem está investindo? Fique atento!


Na maioria dos casos, a relação de patrocínio precisa beneficiar mais o patrocinador do que você, já que ele quer restabelecer o investimento feito em função do seu evento. Para eles, é uma excelente oportunidade de ganhar novos olhares para suas empresas ou serviços. Isso porque o público do seu evento é considerado novo para eles, ou seja, clientes em potencial. 


Portanto, veja como trabalhar a sua proposta para garantir uma boa parceria e "riscar" mais essa responsabilidade do planejamento. 

  1. Formate o seu produto: o que é que você tem para oferecer? Qual o propósito do seu evento e o seu principal objetivo? O valor criado a partir dele vai ser fundamental para atrair patrocinadores, principalmente quando existe concordância em relação a motivação de ambos os lados. 

  2. Parcerias poderosas: antes mesmo de buscar um patrocínio, você vai precisar ter outros parceiros na sua empreitada. Você já sabe do que se trata o seu evento, excelente! Convide ou contrate pessoas especialistas no tema do projeto, que vão agregar algo novo, seja atraindo público ou criando conteúdo. Uma atuação muito importante nesse caso pode ser a dos promoters, essas pessoas com trajetória em eventos e que sabem bem a quem trazer e como estabelecer contatos. Certifique-se de trabalhar com os melhores dentro da área do seu interesse.

  3. Divulgue o seu evento: hoje, um evento precisa ser apresentado para o seu público com certa antecedência para ir criando identificação e interesse. Além disso, durante esse período de divulgação, você vai aquecendo o seu  patrocinador em potencial. Isso porque, nesse ponto, se espera que o seu evento tenha uma identidade visual bem estabelecida. E claro, inserir conteúdo através das mídias digitais também é um bom caminho para gerar leads e interatividade.

  4. Agora sim, vamos ao que interessa: agora que você criou uma base sólida para o seu projeto e criou conexões importantes, chegou a hora de apostar num investimento maior. Procure o seus patrocinadores e ofereça uma oferta de valor para eles. Apresente relevância e uma proposta imbatível. Se o seu evento estiver inserido em um segmento específico, como o de shows, por exemplo, fica fácil criar parcerias. Mas tudo depende mesmo é do seu preparo na hora de abordar, as empresas já estão ligadas no mercado. A relação evento x marca tem que ser muito próxima, porque isso colabora para um "sim" mais eficaz. 

A sua organização e o cuidado com que você gerencia o seu projeto já são metade do caminho. Observe como estabelecer parcerias interessantes e valiosas para valorizar o seu evento e impactar o seu público.


#alessandrapirotelli #formuladeeventos #sistemaproduzeventos#produzirtransforma #camarotebrasil #euamoproduzireventos #eventos#empreender #empreendedorismo #pequenoempreendedor#liberdadefinanceira #ganhardinheiro #rendaextra #ficaadica#negocioproprio #oimportanteeestaremconstantemovimento#euproduzo #amoeventos #amoempreender #querofazeraminhafesta#amofazerfesta #amofesta #querofazerumafesta

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo