4 passos para começar a empreender com eventos

< Voltar Produção de Eventos por Alessandra Pirotelli em

Você sabia que estudos recentes mostram que a área de eventos continua sendo uma das que mais atraem e criam empregos no Brasil e no Mundo?

De acordo com a Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA), os eventos geram cerca de 7,5 milhões de empregos por ano aqui no Brasil.

Se você é um produtor de eventos ou é dono de um negócio próprio e quer alavancar o seu negócio com eventos é importante que você comece pelo caminho certo.

Você pode estar se perguntando, “E como se faz isso?” “Como eu começo?”.

Por isso hoje eu eu montei pra você, 4 passos a seguir para quem quer começar a empreender nessa área. 

1° PASSO – Use a sua imaginação 

Solte a sua imaginação e liste tudo aquilo que você acha que seu público-alvo quer experimentar estando em contato com o seu evento. Não pense apenas na música, na decoração e no espaço.

Hoje em dia as pessoas não querem apenas ir a um evento. Elas esperam ter alguma conexão e memória daquele dia especial. Isso é muito importante tanto para a sua marca ou para seu produto. 

Por isso a imaginação é sua melhor amiga. Assim você consegue pensar em diversas estratégias, sejam elas um show, um espaço especial, uma brincadeira ou uma competição por prêmios. O importante é fazer com que aquele seu evento seja inesquecível.

2° PASSO – Entregue uma experiência

Como eu falei acima, a imaginação te ajuda muito na hora de criar um momento inesquecível para o público. E como fazer isso? Pensando em experiências!

Mas apesar de uma variedade de coisas que podem ser feitas, procure pensar em algo relacionado com o seu produto ou marca. Assim a conexão será maior.

Por exemplo, imagine um show de rock. Qual experiência é mais relevante para aquele público? Será que um espaço com apresentações de balé faz sentido? Apesar de uma experiência legal, talvez não agrade tanto quanto uma outra ideia. 

O contexto é tudo. Pense em como você vai apresentar e entregar a experiência pro público-alvo, que tipo de estratégia funciona melhor e como ele vai interagir com ela.

3° PASSO – Entre em ação

Como você quer fazer o seu evento? Pense e coloque a mão na massa! O importante é dar o primeiro passo. 

“Mas é muito complicado fazer um evento, eu não sei como fazer um” – Eu escuto muito isso.

Mas hoje em dia fazer eventos ficou muito mais simples do que você imaginava. Com um pouco de dedicação, você pode escolher um curso, seguir algumas instruções e usar as ferramentas certas para que seu evento saia do papel.

Eu falo muito disso aqui no Fórmula de Eventos, mas em vários sites você também encontra diversas dicas. 

O essencial é seguir em frente e não ter medo, só assim você vai aprender. 

4° PASSO – Mantenha uma frequência 

Faça um primeiro evento, como se fosse um teste, para entender como é que funciona na prática.

Aproveite essa oportunidade para criticar, analisar e perceber o que você pode melhorar e fazer para o público no próximo evento. Ouvir e entender o que as pessoas tem a dizer é essencial. 

Elas esperam de você, um valor. E é por isso que ouvir e entender vai ajudar a melhorar a experiência do seu público com o seu produto ou negócio num próximo evento.

Isso é o mais importante. Avalie, critique e volte ao começo. Quanto mais você exercitar esse lado, mais fácil vai ficando. 

Por isso não esqueça: Imagine, faça, realize, execute e esteja em constante movimento! 

 

Comentários